Criar uma Loja Virtual Grátis
Auto Ajuda
Auto Ajuda

LITERATURA DE AUTO-AJUDA

 

É um gênero atualmente muito procurado pelos leitores em busca de autoconhecimento, de orientação espiritual, de respostas para os males que os afligem. Atua como um bálsamo que aplaca a ansiedade, angústia e o estresse, males tão característicos da modernidade.

Apesar disso, as obras produzidas estão sempre entre as mais vendidas nas listas organizadas pelos mais diversos periódicos.


Hoje a variedade de livros oferecidos por este gênero é surpreendentemente ampla, abrangendo a esfera científica, técnica, cultural, até temas de psicologia, relações humanas, religião, lazer, entre outros. É muito difícil para os leigos identificarem o que é realmente proveitoso, e o que não passa de oportunismo, entre tantos títulos distintos.

Esta literatura, considerada por muitos um campo à margem da esfera cultural, tem encontrado muito espaço na atualidade, talvez por conta da sensação de desamparo e de carência de rumos que se abate sobre a sociedade contemporânea. O fato é que muitos autores se beneficiam deste contexto, oferecendo ao leitor a sua experiência própria, sua trajetória pessoal neste árido deserto psíquico, muitas vezes propondo caminhos para os que não tiveram a sorte de encontrar um oásis nesta travessia.

O público alvo não se restringe, pessoas de todas as faixas sócio-econômicas e etárias cultivam esta leitura, na tentativa de preencher o vazio que muitas vezes se instala em sua esfera emocional e também no âmbito espiritual. Normalmente elas se esforçam para adquirir as mesmas vivências e pontos de vista transmitidos pelo elenco de escritores deste gênero, que por sua vez conquistaram este saber nas academias e, mais comumente, na prática existencial.

A procura de auto-ajuda se torna menos sofrida se as pessoas identificam nas experiências alheias os mesmos problemas e desafios enfrentados por elas, principalmente se estes parceiros de estrada encontraram respostas e soluções que os leitores ainda não conseguiram identificar. Desta forma o ser humano se sente menos só, o que aplaca seu desespero.

Esta literatura só pode oferecer uma ajuda, pois a partir do momento em as pessoas assimilam o conteúdo destes livros, caberá a elas seguir ou não o mesmo caminho, acatar ou não as orientações oferecidas pelos autores. A cura para os males morais e espirituais deverá ser encontrada por cada um, com base nas trilhas que se descortinam diante do leitor, o qual terá que descobrir qual a mais adequada para sua experiência pessoal.